quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Aprendendo um pouco sobre utilitários de cerâmica

Vocês já pararam para pensar há quanto tempo a arte da cerâmica existe? Desde a China, Mesopotâmia, Grécia, os homens e as mulheres já preparavam potes para servir refeições, guardar alimentos, água e até mesmo servir como urna funerária! Esta arte é tão antiga e importante que os ensinamentos dos nossos antepassados existem até hoje... O princípio do fazer deu origem ao que temos hoje nos mercados, nas indústrias, dentro de nossas casa, nos jardins: os famosos vasos e utilitários. As técnicas foram aprimoradas e outros elementos entraram neste tão prazeroso processo de fazer utilitários. Hoje em dia, há muitos esmaltes de diversas cores maravilhosas e tão variados tons que fazem um espectro infinito. Além disso, as ferramentas foram aprimoradas, os fornos e tornos potencializados, enfim, tudo para que continuemos a evoluir neste quesito artístico.
 Quando comecei a fazer aulas, parti do zero. Apenas com os ensinamentos vindos da escola, das aulas de artes, ou melhor, das aulas em que usávamos argila , comecei a entrar em contacto com esta arte. Aprendi que a cerâmica só é chamada de cerâmica a partir do momento em que queimamos o barro. É esta argila queimada, dura, vinda do forno, seca que damos o nome de cerâmica. Pode-se queimar muitas vezes, colorir com esmaltes, engobes, óxidos, monóxidos e muitas outras formas.
O ponto de couro é quando o barro está semi-seco, meio borrachudo, mais parecido com um couro, daí o nome. Ele fica neste ponto mais ou menos após uma semana de uso, embalado em suco plástico. Já a fase do biscoito é  após a primeira queima, quando a peça está pronta para ser esmaltada. Para se esmaltar uma peça ou podemos mergulhá la no esmalte ou passar o mesmo com um pincel. Já o engobe é passado quando o barro ainda está molhado, sem ter ido para o forno.
Após a segunda queima, da peça já esmaltada, temos o resultado final de um utilitário! Assim esta peça está pronta para ser usada nas casas, restaurantes, jardins, terraços, e uma infinidade de lugares mais. Podem ser ele pratos, potes, vasos, saladeiras, cumbucas, etc, etc, etc.
É isso! Espero ter ajudado vocês a entenderem um pouco mais sobre este imenso mundo dos utilitários de cerâmica.

Nenhum comentário: