quinta-feira, 16 de julho de 2009

A cerâmica e o tempo

Como temos visto, a cerâmica têm mudado muito através dos tempos. De potes simples para guardar chocolate, a casinha porta-velas e jarros modernos. As técnicas vão se aperfeiçoando, o esmalte escolhido sobre medida, o forno calculado exactamente o tempo de queima, as ferramentas utilizadas de forma correta, mas, não é apenas isso que mudou! O homem vem mudando sua forma de fazer arte desde que existe, e como já foi dito, as possibilidades se tornam infinitas...
A criatividade utiliza-se do antigo para transformar o moderno, a inspiração vem do passado, do presente e do futuro. Os detalhes, o acabamento, hoje em dia tudo isto é cultivado de forma a extrair um bom resultado.
Apesar disto tudo, penso que na cerâmica, mesmo com o passar dos tempos, o aspecto ainda é de algo vindo da terra, de material bruto e utilizado por nós, que é o barro. O barro tem este charme: sempre que queimado tem um resultado simples, porém, se passamos um esmalte forte e marcante, temos resultados coloridos que de nada lembram a cor da argila.

Nenhum comentário: